O QUE É SAÚDE?

O QUE É SAÚDE?

OMS: saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidade

Afinal, o que é saúde?  Para muitos saúde é estar livre de doenças. Quando acordamos bem e dispostos, sem aquela febre alta, que nos deixa “mole” ou “de cama”, marcas de ferida no corpo  ou  membros fraturados. Mas seria apenas isso?

Para Organização Mundial de Saúde ( OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". A partir daí compreendemos que a saúde pode englobar aspectos que vão além de um bem estar físico, afinal de contas, do que adianta um porte atlético, que parece ser saudável, quando para alcançar tal, aparente, vigor, se faz necessário o uso de elementos nocivos ao ser?

A aparência de uma pessoa pode entregar seu estado de saúde, como algumas feridas e marcas no corpo, porém nem sempre as doenças estarão no nosso espectro físico. Nossa mente pode ser capaz de levar a sucumbir. Alguns males passam despercebidos a olho nu, assim, faz-se necessária uma análise mais profunda.

O ambiente que vivemos e o modo como vivemos, também, são fatores que condicionam e determinam o nosso estado de saúde. Por exemplo, um indivíduo que mora num ambiente violento, sem saneamento básico e com muito barulho, terá impactos diferentes na sua saúde do indivíduo que vive num local onde a segurança pública é eficaz, há saneamento e os direitos básicos de qualquer cidadão são oferecidos ( saúde, educação, segurança, lazer entre outros.).

Em seu livro, “O que é Saúde?”, Naomar de Almeida Filho, ex reitor da Universidade Federal Da Bahia (2002 à 2010) ,  afirma, no primeiro capitulo: "[...] a saúde é um problema simultaneamente filosófico, científico, tecnológico, político e prático." (p.15). Diante dessas nuances , que nos instiga a ampliar visão sobre saúde,compreendemos que, para além da influência das distinções sociais capazes de trazer desigualdades na saúde, a  saúde não pode ser tratada de forma isolada, mas deve respeitar a riqueza metodológica e conceitual, considerando sua complexidade para que se avance cada vez mais sobre o que entendemos dela. Vixe? Compliquei? Trocando em miúdos seria compreender a saúde em todas suas formas, seja ela nos conceitos científicos mais elaborados ( o existente em livros, artigos científicos), seja ela observada no senso comum, considerando seu caráter público ou em qual contexto os indivíduos estarão inseridos( onde mora, como mora, como quem mora, sua relação de trabalho, relação com a comunidade, a estrutura do local onde reside, se existem fatores que podem levar a estresse, o nível de estresse entre outros.).

Pois é, galera. Saúde é muito mais que a simples ausência de doença. E é seguindo essa lógica que eu, Abílio Manoel, estarei por aqui para debater esse assunto tão rico com vocês. Sejam muito bem-vindos!!!!!

Referêcias:   O que é saúde? Naomar de Almeida Filho. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011,160 p. (coleção temas em saúde)   http://www.alternativamedicina.com/medicina-tropical/conceito-saude ( acessado no dia 10 de junho de 2018 às 14:44)

 

Share
O Portal SouSalvador.com não se responsabiliza pelas opiniões e comentários emitidos pelos bloguers.
Encontrou alguma informação divergente?
Informe-nos!
.: últimos posts de Abílio Manoel
Deixe seu comentário