Manifestações culturais centenárias ganham adaptações de segurança.

Manifestações culturais centenárias ganham adaptações de segurança.

Homenagens à Nossa Senhora do Rosário acontecem em Cairu nesta semana.

Praticadas há mais de quatro séculos, as manifestações populares em Cairu estão passando por adaptações neste ano, devido à pandemia. A tradicional Alvorada dos Caretas, organizada pela Secretaria de Cultura do Município, homenageia a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário, aconteceu nesta quarta-feira (7), com número reduzido de participantes. 

Os Caretas, manifestação cultural do município, tem origem no Zambiapunga e, desde 2019, é reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia. A homenagem passou pelas ruas do município utilizando o tradicional traje composto por máscara e o Domino (macacão colorido), saudando a comunidade dentro de suas casas.

Também em comemoração ao dia da Santa, aconteceram missas adaptadas e transmitidas pela internet durante todo o dia. A inovação foi também os Passeios de Altares de Nossa Senhora do Rosário, que aconteceram pelas ruas de Cairu, com restrições.

Na próxima sexta-feira (9), acontecerá ainda, na porta da Secretaria de Cultura de Cairu, a exposição de Máscaras usadas na Alvorada dos Caretas. Já no sábado (10), a exposição virtual dos passeios de Altares de Nossa Senhora do Rosário poderá ser visitada online.

A data, festejada anualmente no município, marca o calendário cultural da cidade histórica. “A manifestação dos Caretas de Cairu é um legado que os antigos escravos deixaram para a cidade, que já acontece há 410 anos. Neste ano atípico, a comunidade manteve a tradição centenária com adaptações e segurança”, destacou o Prefeito de Cairu, Fernando Brito.


Foto: Divulgação

 

Share
O Portal SouSalvador.com não se responsabiliza pelas opiniões e comentários emitidos pelos bloguers.
Encontrou alguma informação divergente?
Informe-nos!
.: últimos posts de Alan Martins
Deixe seu comentário