Elevador Lacerda

Elevador Lacerda

O principal meio de transporte entre as duas partes da cidade.

Construído na década de 20 pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra, o Elevador Lacerda é um dos mais importantes pontos turísticos da capital baiana. As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.

O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.

Do alto é possível apreciar a bela vista da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.

Share
.: detalhes do local

Endereço

Praça Cayru, s/n
Comércio - Salvador/BA

.: mapa
Datas, horários, valores, atrações e contatos podem ser alteradas sem aviso prévio.
Encontrou alguma informação divergente?
Informe-nos!
.: Sou indica
Deixe seu comentário